segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Gengivoestomatite

A gengivoestomatite é uma infecção na boca, bastante contagiosa, porém, auto-limitada, que é causada pelo vírus herpes simples tipo 1. Esta infecção é muito comum, principalmente em crianças, entre os seis meses e os cinco anos de idade. A infecção se transmite pelo contato direto entre as pessoas. O período desde o contagio até as manifestações pode se estender desde 48 horas até 10 dias. Passado este período de incubação, a criança inicia um quadro clínico acompanhado de febre elevada, presença de pequenas lesões avermelhadas e bastante dolorosas nas gengivas e na língua, além de inchaço dos lábios, mau hálito, produção excessiva e dificuldade para engolir a saliva, irritabilidade, aumento do volume dos gânglios abaixo da mandíbula, dor, sangramento na boca e recusa alimentar. Este quadro pode durar cerca de uma a duas semanas e, como consequência, pode ocorrer perda de peso, que a criança consegue recuperar rapidamente depois da melhora.
Não há uma medicação específica para se tratar gengivoestomatite. O tratamento visa manter a criança o mais confortável possível e inclui:
- Uso de antitérmicos para febre e dor (dipirona, paracetamol, ibuprofeno). Não se deve utilizar medicação que contenha ácido acetil salicílico, como AAS, Aspirina, Melhoral Infantil;
- Aplicação de líquidos antissépticos na boca e analgésicos tópicos, como géis orais que anestesiam levemente o local;
- Ingestão de líquidos, como água e sucos não cítricos para evitar a desidratação:
- Cuidados especiais com os alimentos a serem oferecidos, de preferência frios, de consistência pastosa, sem muito sal, como papas, gelatinas, sopa fria batida, frutas amassadas, lembrando que se devem evitar as frutas ácidas.
- A limpeza da boca da criança previne complicações como as infecções bacterianas, que necessitam de tratamento com antibióticos. Para isto, pode-se diluir uma solução antisséptica como Cepacol Junior, na proporção de uma colher de sopa em meio copo de água e borrifar na gengiva e na língua, após a criança se alimentar ( se engolir um pouco, não há problema). A escovação dos dentes pode ser muito difícil pois a gengiva sangra muito facilmente, devido à inflamação.
- Para prevenção, é muito importante lavar muito bem todos os brinquedos que a criança manipula e leva à boca, além de ensinar a criança a não compartilhar escovas de dente, copos, talheres e chupetas com outras crianças.
- Algumas vezes, a internação de uma criança com gengivoestomatite pode ser necessária. Como o tempo de evolução da doença pode se estender de 1 a 2 semanas, se não for possível garantir uma hidratação adequada devido à recusa da criança a aceitar líquidos, ou se houver algum fator agravante, como vômito, será necessária hidratação intravenosa com soro, em regime de internação hospitalar, até se atingir a melhora das condições clínicas da criança para prosseguir o tratamento em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário